AGENTES DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ORIENTAM A POPULAÇÃO NO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Publicado em: 26/04/2023 11:00 | Fonte/Agência: Secom

Estamos vivenciando um ano atípico de muitas chuvas, o que torna necessário redobrarmos os cuidados com o mosquito "AEDES AEGYPIT", causador das doenças de dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Segundo o Boletim Epidemiológico de 24 de abril, da Secretaria Estadual de Saúde, foram confirmados 102.537 casos de dengue e 49 óbitos, 20.938 de chikungunya e 14 óbitos e 18 casos de zika.

Estiveram hoje, 25 de abril, no jornal da Itanews o Coordenador Epidemiológico Paulo Vinícius e o agente de Endemias Mario Ney , prestando números do município e orientando a população sobre os cuidados necessários no combate ao mosquito.

Segundo Paulo, foram confirmados no município de Itapagipe, de janeiro a abril, 163 notificações, com 41 positivados de dengue, dos quais 30 foram entre os dias 4 e 24 de abril, aumento expressivo que revela a necessidade da colaboração de todos.

Paulo orientou a população para que dê uma volta no quintal pelo menos 10 minutinhos diariamente, recolhendo garrafas vazias, latas de alumínio, pneus velhos, que verifiquem as calhas, caixa d'agua, cano das águas pluviais, que lavem com sabão bebedouros de animais de estimação, um dos pontos preferidos pelo mosquito.

Temos no município 11 agentes em campo, que estão em trabalho constante, visitando todos os bairros e encontrando muitos focos, matando as larvas e orientando a população e uma vez por mês acontece o bloqueio que é feito com a bomba costal.

Mário Ney pediu à população que seja cordial com os agentes para que possam fazer seu trabalho de prevenção e orientação. Falou do fumacê, que é um trabalho paliativo.

Tem um no município, mas está passando por consertos e provavelmente na próxima semana estará à disposição.

Alertou as pessoas de que as larvas só chegam à fase adulta se ficarem na água. Por fim, agradeceu o apoio da Secretaria de Saúde, da Administração pelo apoio, lembrando que é preciso unir forças para vencer o mosquito.

Importante ressaltar que hoje o ex-secretário de saúde Dr. Mardone Balduíno, em conversa com o prefeito Ricardo, pediu aos agentes que orientem a população com relação a telhas quebradas, pois a água das chuvas fica acumulada na laje, pois acontece de a calha estar limpa e o foco do mosquito estar dentro da laje.

Em caso de sintomas e agravamento da doença, procure imediatamente uma unidade de saúde. Não tome remédios sem orientação médica, pois a doença pode até matar se não for tratada da forma correta.