Aconteceu nesta quarta-feira, 09 de março, no Centro de Eventos, a reunião do Comitê Arboviroses.

Publicado em: 11/03/2022 16:26 | Fonte/Agência: Secom

O objetivo da reunião foi prestar contas do primeiro bimestre referentes às ações no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela. zika e chikungunya.

O coordenador da vigilância, Paulo Vinicius, abriu o evento agradecendo aos presentes. Em seguida, o agente e vereador Mário Nei apresentou o balanço dos dois últimos meses, mostrando-se bastante preocupado com a situação da doença no município, onde existem 6.646 imóveis, dos quais foram visitados 5.333, pois 1143 são imóveis que estão fechados, dificultando a luta contra a doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é que haja monitoramento em 95% dos imóveis, no entanto só foi possível o trabalho em 82% destes.

Entre 01/01/2022 a 09/03/2022, foram feitas 200 notificações de dengue, das quais 156 tiveram resultados positivos, o que representa 78% do total, número que causou muitas preocupações na equipe de saúde, pois elevou para 4,82% o índice de infestação do município, quando o índice aceitável é de 1%.

O município recebeu ontem do estado uma camionete fumacê e inseticidas para ajudar no combate. Entretanto, esse instrumento não pode ser utilizado frequentemente, pois torna os insetos mais resistentes e pode prejudicar a saúde humana e o meio ambiente.

É importante alertar a população de que o fumacê tem efeito só para os mosquitos adultos. O que controla a doença é a eliminação dos criadouros, por isso a vigilância convoca a população para os cuidados necessários.

Não deixe água acumulada, mantenha as garrafas e latas de boca para baixo, recolha lixos no quintal, verifique os reservatórios atrás das geladeiras, e, caso haja alguma casa vizinha fechada, contate o proprietário para que possa receber os agentes de endemias para verificação no local ou informe o contato do proprietário aos próprios agentes para que estes tomem a providência.