Secretaria Municipal de Educação de Itapagipe participa do I Encontro Regional de Educação Inclusiva
Secretaria Municipal de Educação de Itapagipe participa do I Encontro Regional de Educação Inclusiva
Evento reuniu mais de 35 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba para debater a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
No dia 24 de julho, a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Itapagipe participou do I Encontro Regional de Secretários Municipais de Educação, realizado com representantes de mais de 35 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
O encontro teve como objetivo fortalecer a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, promovendo um espaço regional de diálogo, escuta e construção coletiva entre os gestores municipais.
Ao longo do evento, os participantes compartilharam experiências, discutiram desafios e construíram propostas voltadas ao fortalecimento da educação inclusiva nas redes municipais de ensino.
A expressiva participação dos municípios contribuiu para enriquecer os debates e promover o alinhamento de estratégias conjuntas para a região.
Como resultado do encontro, os gestores assinaram uma carta aberta regional e assumiram o compromisso de instituir, nos próximos 12 meses, o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) do Triângulo Mineiro, iniciativa que busca fortalecer a cooperação entre os municípios e ampliar a qualidade das políticas educacionais.
A Secretaria Municipal de Educação de Uberaba assumiu o papel de articuladora regional, reforçando que a construção de uma educação inclusiva depende da atuação conjunta dos municípios e do fortalecimento das redes de colaboração.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Renata Rosa Borges, esse foi apenas o primeiro passo. Em agosto, a região se reunirá novamente para dar continuidade às propostas definidas neste encontro.
Prefeitura de Itapagipe – Fazendo Sempre Mais Por Você!