Policia Militar e Secretaria Municipal de Saúde realizam palestra de conscientização sobre violência doméstica
Policia Militar e Secretaria Municipal de Saúde realizam palestra de conscientização sobre violência doméstica
Ação conjunta das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Assistência Social com o 69º BPM levou informações sobre tipos de violência, a atuação da PPVD e a importância da rede de proteção à vítima
A Prefeitura Municipal, por meio de uma ação integrada entre a Secretaria da Saúde e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), promoveu nesta sexta-feira (29/08) mais uma ação encerrado o Agosto Lilás, mês de prevenção a violência contra mulher.
Foi realizado uma palestra educativa com a participação dos alunos da Escola Estadual Santo Antônio e da comunidade itapagipense.
A iniciativa contou com a parceria do 69º Batalhão de Polícia Militar (69º BPM), que enviou representantes da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) para ministrar o evento.
O objetivo da ação foi conscientizar os jovens estudantes e a comunidade, capacitando-os a identificar os diversos tipos de violência e compreender o funcionamento da rede de proteção, tornando-os multiplicadores dessas informações essenciais em seus lares e comunidades.
O 3° Sargento PM Rogério Freitas explicou o funcionamento da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), uma equipe especializada da Polícia Militar.
Ele detalhou que o trabalho da patrulha vai além do atendimento emergencial, incluindo o monitoramento proativo de casos, visitas periódicas às vítimas para verificar o cumprimento das medidas protetivas e o oferecimento de orientação.
O Sargento Rogério enfatizou que a denúncia é o primeiro passo fundamental para interromper o ciclo de violência, garantindo a segurança da vítima e a aplicação da lei.
Em seguida, a Cabo PM Vivian conduziu uma apresentação detalhada, elucidando os cinco tipos de violência doméstica previstos na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006):
· Violência Física
· Violência Psicológica
· Violência Sexual
· Violência Patrimonial
· Violência Moral
A policial também explicou o "Ciclo da Violência", fenômeno que muitas vezes mantém a vítima presa à relação abusiva, e citou exemplos de casos reais para ilustrar a gravidade do problema e a eficácia da intervenção policial e da rede de apoio.
Por fim, foi destacada a atuação em rede, onde instituições como a PM, a Secretaria de Saúde (que oferece acolhimento psicológico e médico) e o CRAS (que presta assistência social e orientação) trabalham de forma integrada para amparar as vítimas e responsabilizar os agressores.
Como denunciar: Disque Denúncia Nacional: 180 (Central de Atendimento à Mulher) e Polícia Militar: 190 e 34 99789-1807.
Prefeitura de Itapagipe - Fazendo Sempre Mais Por Você!