Palestra em Itapagipe capacita agentes de saúde sobre cuidado humanizado à população LGBTQIAPN+
O Centro de Eventos Waldemar Groke foi palco, de uma palestra voltada à capacitação das Agentes Comunitárias de Saúde do município de Itapagipe.
Ministrada pela médica Dra. Amblessa Mara Marques Alves, a atividade teve como foco o cuidado humanizado e inclusivo à população LGBTQIAPN+.
Durante o treinamento, foram abordadas práticas fundamentais para garantir um atendimento em saúde pautado no respeito, na equidade e na escuta qualificada.
A médica destacou que reconhecer e valorizar a identidade, a expressão de gênero e a orientação afetivo-sexual dos usuários é essencial para construir um ambiente seguro, promover vínculos de confiança e melhorar a adesão ao tratamento.
A palestra também enfatizou que o acolhimento à população LGBTQIAPN+ não é apenas uma recomendação técnica, mas um compromisso ético com a dignidade humana e com o direito universal à saúde.
Currículo da palestrante
Dra. Amblessa Mara Marques Alves é graduada em Medicina pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), com formação em Medicina de Família e Comunidade pelo Hospital de Amor de Barretos.
Atualmente, é médica preceptora e responsável pela Unidade de Saúde da Família Cecapinha, em Barretos, vinculada à Organização Social de Saúde do Hospital de Amor. Também atua como vice-coordenadora do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da mesma instituição.
É membro da Sociedade Brasileira de Medicina Transgênero e idealizadora do Projeto Transcender – Cuidados em Saúde Trans.
Prefeitura de Itapagipe - Fazendo Sempre Mais Por Você!