Na sexta-feira, 08 de novembro, as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde realizarão uma ação de sobrevoo em áreas de Itapagipe para identificar possíveis focos de larvas do mosquito da dengue. Essa atividade, conduzida com drone, permitirá fornecer informações detalhadas para que as equipes de endemias do município possam localizar e tratar áreas com focos do mosquito, incluindo pontos de difícil acesso.
Itapagipe está inserida na política de uso de VANTS/drones para o combate aos focos de arboviroses, uma ação que integra o Consórcio Cisalp, conforme a Resolução SES n.º 9035/2023. Esse trabalho será realizado pela empresa Aero Engenharia.
O processo inclui a análise das imagens capturadas, utilizando coordenadas geográficas para identificar locais com acúmulo de água parada. Em Itapagipe, serão mapeados os bairros Cohab I e II, Beco do Duda e a área entre as avenidas 25 e 15, abrangendo as ruas 4 A e 18 no Centro.
A operação de sobrevoo em Itapagipe para identificação de focos do mosquito da dengue está prevista para durar cerca de duas horas. Os agentes de endemias do município apoiarão o piloto do drone durante a atividade, contribuindo com sua experiência para identificar e registrar possíveis locais de risco.
Essa iniciativa visa fortalecer o combate ao mosquito da dengue na região, auxiliando na eliminação de criadouros e na prevenção da doença.
Prefeitura de Itapagipe – Um Jeito Novo de Fazer Melhor!