Publicado em: 12/04/2024 12:43 | Fonte/Agência: Secom

O prefeito Ricardo Garcia acompanhado dos secretários, estiveram na Fazenda Cachoeira, onde foram realizados o FIV - Processo de Fertilização in Vitro

O prefeito Ricardo Garcia acompanhado dos secretários, Luiz Gustavo Gomes e Vaine Alves Rodrigues e o Assessor de Projetos e Fomentos ao Agronegócio e Desenvolvimento Econômico Carlos Groke, estiveram na Fazenda Cachoeira, na quinta-feira, 11 de abril, onde foram realizados o FIV - Processo de Fertilização in Vitro.

Com esse método de Fertilização in Vitro o produtor de gado de leite e corte têm a possibilidade de avançar na produção, podendo dobrar os seus ganhos. Foram 02 produtores atendidos nesta primeira etapa e 57 embriões transplantados.

A iniciativa da Prefeitura e do Sebrae, tem o intuito de promover o desenvolvimento da região e tornar acessível à utilização por parte dos produtores rurais. O Sebrae subsidia 70% do valor dos procedimentos e o produtor rural paga apenas 30%.

O pecuarista João Ferreira Filho enfatizou a importância da fertilização para melhorar o rebanho de leite. Para ele, numa época onde o leite é um dos principais incentivos, a fertilização surge como uma oportunidade importante para aprimorar a produção.

Já o pecuarista Luiz Antônio Ferreira destacou os benefícios da fertilização e mencionou que esta é sua primeira experiência com esse método.

Ele está confiante que isso permitirá um aprimoramento genético mais ágil, contribuindo assim para a evolução do rebanho, a melhoria do padrão racial e o aumento da produção leiteira.

O prefeito Ricardo ressaltou a importância do programa de fertilização in vitro em parceria com o SEBRAE e os produtores rurais.

Ele acredita que essa iniciativa terá um impacto significativo no aprimoramento genético do rebanho bovino, estimulando assim o desenvolvimento econômico do município.

Por fim, o prefeito expressou o seu agradecimento ao senhor João Ferreira Filho e ao Luiz Antônio por cederem os seus animais para o processo de fertilização.

Carlos Groke mobilizador do programa em Itapagipe lembrou que graças ao SEBRAE, a Prefeitura e o empenho do prefeito Ricardo, os produtores rurais tiveram a oportunidade de aprimorar os seus rebanhos, tanto para a produção de leite quanto para o corte.

O veterinário Guilherme Henrique Silva Sousa juntamente com o veterinário Gabriel Augusto Vieira Menezes, realizaram todo o procedimento de fertilização.

Gabriel explicou como o programa irá beneficiar os produtores rurais. “O Sebrae, em parceria com a prefeitura, subsidia esta transferência de embrião que a gente faz e através desta FIV os produtores rurais conseguem alcançar uma genética superior. Hoje nós transferimos embriões de vacas de 13 mil quilos de lactação e isso é um benefício extraordinário para os produtores rurais.

Era difícil de realizar a fertilização, mas com esse subsídio eles estão conseguindo genética de duas fazendas excelentes no centro-oeste mineiro”, explicou o veterinário.

Prefeitura de Itapagipe, Um Jeito Novo de Fazer Melhor!