Publicado em: 25/03/2024 13:22 | Fonte/Agência: Secom

No último sábado, 23 de março, ocorreu o segundo dia D da ação Minas Unida no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunha e zika.

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, com uma blitz educativa no centro da cidade, com adesivação de veículos e orientações sobre como prevenir a proliferação do mosquito.

A mobilização aconteceu na Praça da Matriz com gincanas, brincadeiras, pipocas e roda de conversa que proporcionou um espaço para esclarecer dúvidas e discutir estratégias eficazes de prevenção contra o mosquito transmissor da dengue.

Dra. Maria Carolina Ferreira enfatizou os cuidados clínicos que devem ser observados pela população em relação à dengue. “Os cuidados que a população tem que tomar, primeiramente é a prevenção, é importante a questão dos sintomas clínicos, a pessoa pode ter dor no corpo, febre alta e mal estar geral, falta de apetite e fraqueza, então tudo isso é importante que a gente avalie e que a pessoa se atente caso tenha esses sintomas”, disse Maria Carolina.

Kely Vasconcelos Franqueline, técnica em Agente de Saúde, detalhou como é realizado o trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS). “Nós estamos trabalhando na nossa área orientando todos os pacientes de casa em casa, como realizar o combate contra a dengue para não ter a proliferação do mosquito”, ressaltou Kely.

A enfermeira Iamara Domingues destacou que Minas foi o segundo estado a decretar emergência no País, atrás do Distrito Federal. “Itapagipe inicialmente estava com cinco casos e agora dobrou, então por isso nós estamos fazendo esta mobilização para conscientizar a população e preservar em relação a este aumento do caso que pode ocorrer na cidade”, informou Iamara.

O coordenador de endemias do município, Paulo Vinicius mencionou o trabalho da equipe no combate ao mosquito transmissor. “Os agentes de endemias estão realizando visitas domiciliares de casa em casa, realizando o bv costal com a bomba e o bv pesado que é o fumasse com a camionete”, disse Paulo.

A enfermeira Nayara Andrade enfatizou a importância da ação para a sociedade. “A importância desta mobilização com a nossa sociedade é o envolvimento das pessoas para conscientizar que a dengue é uma doença grave, mas que nós podemos evitá-la diminuindo nas nossas casas o foco do mosquito”, explicou Nayara.

A técnica em agente de saúde Thais Santos Paiva, explicou que atende aproximadamente 300 pessoas. “Atendo mais ou menos 300 pessoas na minha micro área e a gente está aqui para promover e orientar todas as pessoas da minha área contra a dengue, a gente faz promoção em saúde trazendo a prevenção e orientação a todos da minha área”, enfatizou.

Por fim a Secretária de Saúde Maria Elizia falou da importância da ação realizada no segundo dia D Minas unida no combate ao mosquito da dengue. “É uma mobilização para conscientizar a população no combate ao mosquito. Quero agradecer a parceria do Sicredi, da COPASA, da Policia Militar, do Sicoob, aos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias e vários outros profissionais que estão envolvidos nesta ação”, finalizou a secretária.

Mais de 600 municípios mineiros já aderiram ao movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito, que busca orientar e conscientizar a população sobre como manter ambientes livres de focos do Aedes aegypti.

O evento contou com a participação das Agentes Comunitárias de Saúde, Agentes de Endemias, Alunos do Curso Técnico em Enfermagem, Alunos do Projeto Caminhos do Futuro, Guarda Mirim, Polícia Militar e vários outros profissionais de saúde.

Prefeitura de Itapagipe, Um Jeito Novo de Fazer Melhor!