SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE PRIMEIRO FÓRUM MUNICIPAL DE EQUIDADE

Publicado em: 13/12/2023 11:29 | Fonte/Agência: Secom

SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE PRIMEIRO FÓRUM MUNICIPAL DE EQUIDADE

Aproveitando a data especial de 10 de dezembro, em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, aconteceu nesta segunda-feira, 11 de dezembro, no Centro de Eventos, o I Fórum Municipal da Rede de Equidade.

O evento foi organizado pelo comitê Técnico de Políticas de Promoção da Equidade da Secretaria de Saúde. A promoção da Equidade é um dos princípios do SUS (Sistema Único de Saúde).

A coordenadora da atenção primária Evelin abriu o evento agradecendo a presença de todos e falando da satisfação em receber palestrantes dessa envergadura.

Dra Cassiane de Melo Fernandes, primeira palestrante, dedicou a palestra à Dra Jurani Gonçalves Lima, que mudou os rumos da educação no município.

Com o tema Direitos da Mulher- Avanços e desafios, mostrou a evolução da igualdade conquistada pelas mulheres ao longo dos anos, pois, mesmo que lentamente, houve avanços significativos. Discorreu sobre a saúde das mulheres e a luta pela igualdade e liberdade. Encerrou agradecendo a secretaria de saúde e o prefeito pelo apoio.

Em seguida, Dra Luciana Pena, professora e palestrante, com a temática do racismo, levou o público a meditar sobre como o racismo está presente no dia a dia da sociedade, sem às vezes sequer ser notado. Frases rotineiras como "A coisa tá preta", "Cabelo ruim", "Tenho amigos negros".

Segundo a Dra Luciana, o racismo aumentou pela falta de conhecimento, cultura, informações falsas, crenças que travam o intelecto e é responsabilidade de todos lutarmos contra isso.

Encerrando, a palestrante agradeceu a Dra Débora Rodrigues e a Secretaria de Saúde, deixando alguns recados para incentivarmos a mudança do vocabulário, ter empatia e respeito ao próximo.

Terminando o Fórum, o palestrante Dr. Marco Aurélio abordou o tema "A diferença em busca da justiça social: A luta da comunidade LGBTQIAPN+.

Com uma palestra voltada para a compreensão e o respeito ao ser humano, Dr. Marco Aurélio mostrou em data show casos de intolerância, violência e desrespeito às diferenças.

O palestrante de renome sobre o tema falou de cada um dos grupos, da importância do conhecimento, para que a prioridade seja o ser humano, independente de suas escolhas.

O evento foi enriquecedor, foi possível trocar experiências e fortalecer o compromisso com a promoção da equidade em nossa comunidade.

Participaram do evento uma comitiva da Vila Coqueiros, colaboradores da saúde e a Secretária de Saúde Maria Elizia.