PROGRAMA ”MÃE VIVER” FAZ ACOLHIMENTO DURANTE TODO O PERÍODO GESTACIONAL

 

Publicado em: 30/11/2023 11:22 | Fonte/Agência: Secom

Whatsapp

 

PROGRAMA ”MÃE VIVER” FAZ ACOLHIMENTO DURANTE TODO O PERÍODO GESTACIONAL

PROGRAMA ”MÃE VIVER” FAZ ACOLHIMENTO DURANTE TODO O PERÍODO GESTACIONAL

O acompanhamento às gestantes do município tem ocorrido mensalmente, e, em cada um dos encontros, são abordados assuntos relevantes à saúde da mãe e do bebê.

O pré-natal é fundamental na prevenção e detecção precoce de doenças, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da mãe.

Hoje, pela manhã, no PSF Dr. Edison, foi a vez do Dr. Renato Marques conversar e fornecer orientações.

O tema foi "Primeiros Cuidados com o Recém-Nascido".

A Lei Municipal Nº494, de maio de 2023, que instituiu o programa "Mãe Viver", além das reuniões mensais, contempla as gestantes, que recebem um kit maternidade quando preenchem todos os requisitos da Lei.

Temos no município de 40 a 50 gestantes atendidas, vinculadas aos três PSFs. As reuniões acontecem somente no PSF Dr. Edison.

Dr. Renato orientou as futuras mamães sobre os primeiros dias, os primeiros meses, os primeiros exames, a importância da caderneta de vacinação, os procedimentos em caso de febre, numa conversa simples, tranquila que traz segurança às gestantes.

O monitoramento às gestantes é uma das ações prioritárias da Secretaria de Saúde para garantir uma gestação saudável e segura para as mães e seus filhos.

A primeira dama Nágila Garcia acompanhou a reunião e entregou kits para as gestantes.

Estiveram presentes a secretária Maria Elizia e as servidoras Evelin, Vânia e Taíssa.