PRÓ-MANANCIAS PROMOVE CERCAMENTO DE 11 MIL METROS DE NASCENTES NO MUNICÍPIO

 

Publicado em: 22/11/2023 11:17 | Fonte/Agência: Secom

Whatsapp

 

PRÓ-MANANCIAS PROMOVE CERCAMENTO DE 11 MIL METROS DE NASCENTES NO MUNICÍPIO

PRÓ-MANANCIAS PROMOVE CERCAMENTO DE 11 MIL METROS DE NASCENTES NO MUNICÍPIO

Em parceria com a COPASA, por meio do Pró-Mananciais, o município foi agraciado com 11 mil metros de cerca, protegendo as nascentes e beneficiando 10 produtores rurais que acreditaram e autorizaram o projeto, desenvolvido no entorno de nascentes e áreas de preservação permanentes.

O Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais – Pró-Mananciais - tem por objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água e abastecimento público das cidades operadas pela Copasa.

As áreas contempladas estão acima da captação de água da Copasa no córrego Cachoeira.

As tratativas para a execução do programa começaram em outubro de 2021, e, após trabalho intenso da prefeitura, através da Secretaria do meio Ambiente, autorização da Arsae (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento do Estado de Minas Gerais), criação do COLMEIA (Coletivo Local de Meio Ambiente), foi possível executar essa primeira parte.

É uma conquista muito importante, já que a maioria dos municípios enfrenta crises hídricas e esta ação protegerá desde as nascentes até a captação.

Segundo o Secretário do Meio Ambiente Marcelo Maluf, para o ano de 2024 já tem 15 produtores interessados no programa, que é bastante complexo, mas o secretário está confiante, já que esse ano foi possível atender a todos que se interessaram.

É mais um projeto concretizado pela Administração com apoio de Adilson Maia, da COPASA, e da Emater, em respeito ao meio ambiente e ao crescimento sustentável do município.