Publicado em: 31/10/2023 14:53 | Fonte/Agência: Secom

Representantes de órgãos municipais e estaduais debateram ações de casos sociais de maior vulnerabilidade e de violência no município.

Todos os meses, representantes de órgãos públicos municipais e estaduais se reúnem para discutir ações de enfrentamento e assistência aos casos sociais de maior vulnerabilidade e violência no município, como aconteceu no dia 23 de setembro, no centro de eventos "Waldemar Groke".

Dessa vez, estiveram presentes representantes de instituições como CRAS, Conselho Tutelar, Policia Militar, Educação, Abrigo Institucional, Cléria Renata Oliveira Amorim, conhecido como "CASA LAR".

Na área da saúde, representantes da Saúde Mental, Vigilância Epidemiológica e RT de Causas Externas, Unidades de Saúde, Vigilância em Saúde, psicólogas, RT IST/AIDS, assistentes sociais, subsecretaria de políticas Anti drogas e Coordenação de Atenção Primária.

Com a rede de Proteção e assistência é possível ter uma visualização e acompanhamento humanizado no atendimento às vítimas de violência, de maneira que todos os órgãos envolvidos possam buscar soluções para os casos de maneira resolutiva, verificando se as vítimas estão sendo acompanhadas pelas Unidades de Saúde de território de abrangência e se está havendo contrarreferência dos atendimentos.

Durante a reunião, foram discutidos os papéis de cada órgão como parte da rede, bem como o fluxograma e o mapeamento da violência.

Cada membro apresentou de forma confidencial os casos registrados de violência contra crianças e adultos, seja ela física, doméstica, psicológica ou sexual, a fim de que juntos pudessem encontrar a solução mais adequada para os casos apresentados.