Publicado em: 03/10/2023 10:52 | Fonte/Agência: Secom

Foi realizada nesta quinta-feira, 28 de setembro, a primeira reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE) de Itapagipe, criado pela Lei 490, de 04 de abril de 2023.

O prefeito Ricardo Garcia abriu a reunião fazendo um resumo de todo trabalho executado pelo executivo e passando informações dos andamentos de vários projetos que já são desenvolvidos pela atual administração.

O prefeito relatou a importância da participação e comprometimento dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, e que, com a contribuição de todos, continuaremos progredindo para o desenvolvimento de Itapagipe.

Explanou sobre o desenvolvimento econômico do Município, algumas ações desenvolvidas, dados importantes referentes ao avanço do município no ranking de geração de empregos, saúde, educação, moradia, regularização de imóveis beira rio, parceria com grupo do Agronegócio e sobre o Parque Industrial de Itapagipe.

Em seguida ele passou a palavra para a Agente Territorial (ATS) do SEBRAE MINAS, Claudiana Teixeira, que expôs temas importantes sobre o objetivo do conselho e as metas que serão executadas em 2023.

Claudiana Teixeira cumprimentou todos os presentes e disse estar muito feliz com a presença e comprometimento com o Conselho.

Frisou a importância das câmaras temáticas dentro do conselho para garantir a efetividade dos trabalhos, e, reiterou que o conselho precisa ser representativo e gerar engajamento

Logo após foi realizada a votação de escolha do vice-presidente e secretário executivo.

Por unanimidade o senhor Daniel Santos da Silva foi eleito Vice-Presidente, e o senhor Carlos Augusto Groke foi eleito Secretário Executivo.

Ficou definido: Ricardo Garcia Presidente, Daniel Santos da Silva vice-presidente e Carlos Augusto Groke, secretário executivo.

Será de competência do órgão a promoção, o incentivo, o acompanhamento, a avaliação, a fiscalização e a revisão de planos, programas e projetos, relativos à Política Municipal de Desenvolvimento Econômico de Itapagipe.

De caráter paritário, o conselho, que conta com assessoria do Sebrae, é composto por representantes do poder público, do setor empresarial e da sociedade civil e tem entre suas funções estimular ações que assegurem a atração e manutenção de empresas no município, propor iniciativas de geração de emprego, além de acompanhar a implementação de políticas públicas de desenvolvimento econômico sustentável.

O órgão irá contribuir para a definição dos planos de ação da cidade, identificando as potencialidades de crescimento econômico local e definindo políticas públicas que criem um ambiente favorável à atração de novos negócios.

O objetivo é estimular a economia local por meio da participação dos setores produtivos e empreendedores, em que será possível constatar as principais demandas da população, bem como alinhar as ações dos setores público e privado em prol do fomento ao desenvolvimento econômico sustentável do município.