Publicado em: 28/06/2023 13:45 | Fonte/Agência: Secom

Nessa terça-feira, 27 de junho, foi realizada reunião do Comitê Arboviroses na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde.

A pauta foram os números de notificações dos casos das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti e possíveis ações para o combate ao mosquito.

Durante os meses de maio e junho foram feitas 335 notificações, das quais 147 foram positivas para dengue e 7 para chikungunya, existindo a suspeita de mais casos daqueles que aguardam resultados.

A secretária Maria Elizia abriu a reunião, mostrando-se preocupada com os altos índices da doença.

Foram discutidas diversas ações, entre elas visitas às Escolas Municipais e Estaduais, combate na zona rural a partir do início do mês de julho, intensificação de visitas às residências, com informações e combate aos focos.

Ressaltamos a importância da postura da população no combate e prevenção, para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e bebedouros de animais.

Segundo o coordenador Epidemiológico Paulo Vinicíus, apesar das informações, pedágios dos bloqueios feitos com a bomba costal, há no município mais de mil imóveis fechados, o que dificulta a intervenção dos agentes, contribuindo para proliferação do mosquito.