Audiência Pública Discute Implantação do Método APAC no Município

Publicado em: 20/01/2023 12:26 | Fonte/Agência: Secom

Audiência Pública Discute Implantação do Método APAC no Município

Aconteceu ontem, 19 de janeiro, na Câmara Municipal, audiência pública para implantação do método APAC no município, o qual tem por objetivo promover a humanização, oferecer alternativas para recuperação dos condenados e inseri-los na sociedade.

Dra. Juniara Cristina, MMª Juíza da comarca de Itapagipe, abriu o evento agradecendo a presença de todos, e ressaltando que a concretização do projeto depende da participação efetiva da sociedade.

Segundo o Capitão Ricardo Donabella Marques, Secretário Adjunto de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), é iminente a desativação do presídio no município, e esse método muito contribuirá para economia dos cofres públicos, diminuição da criminalidade, e os internos ficarão próximos a seus familiares, o que é fundamental na recuperação.

O secretário disse que é um momento histórico, sendo a primeira vez que a Secretaria de Justiça comparece a um evento com tantos setores da sociedade envolvida.

O vice-prefeito Craidim Teodoro deu boas vindas a todas autoridades, dizendo que a gestão dará todo apoio necessário ao cumprimento do projeto.

O evento contou com a presença de várias autoridades como o Dr. Gustavo Moreira, MM Juiz de Direito coordenador executivo do Programa Novos Rumos, Dr. Rogério Maurício, representante do Ministério Público, representantes da FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados), Paula Queiroz, gerente geral da APAC Frutal, Delegados da Polícia Civil, Dr. Fabricio e Dr. Caio, O presidente da Câmara Fransergio, representantes dos Advogados, representantes do DEPEN, representante da Polícia Militar, autoridades representantes da Prefeitura de São Francisco de Sales, Servidores da Diretoria de Custódias Alternativas, Presidente do COPECO, representantes da Usina Cerradão, Vereadores, Secretários Municipais, representantes das Comunidades Religiosas e representantes de nossa sociedade. Foi apresentado um vídeo institucional do modelo APAC, depoimento de recuperando, discussão sobre o assunto e esclarecidas as dúvidas dos presentes.

Encerrando o evento, Dra. Juniara agradeceu a todos os presentes, especialmente às autoridades e às pessoas que contribuíram para que o evento acontecesse com o sucesso esperado.

O evento, que lotou o plenário da Câmara, foi muito produtivo, mostrou a participação efetiva de nossa sociedade em assunto tão relevante, que, pela primeira impressão, teve total apoio da comunidade.