Prefeito e vereadores visitam Canil municipal

Publicado em: 13/01/2023 12:57 | Fonte/Agência: Secom

Prefeito e vereadores visitam Canil municipal

Na manhã do dia 12 de janeiro, quinta-feira, o prefeito Ricardo Garcia e os vereadores Cascão e Divino visitaram o CERCA (Centro de Reabilitação e Cuidados Animais), "Wanderlon de Freitas Barbosa".

Desde o início da gestão, um dos problemas enfrentados no município era a quantidade de animais de rua, com vários casos de agressões a pedestres e motoqueiros.

O prefeito Ricardo terminou as obras do CERCA e, com apoio do vereador Cascão na aquisição do Castramóvel e recursos conseguidos pelo vereador Divino para alimentação dos animais, já é possível ver com outros olhos a situação de nossos animaizinhos.

Eles estão sendo recebidos com atenção, cuidados e políticas de adoção. A Lei Municipal Nº 464, de 8 de novembro de 2022, institui política pública de controle de natalidade e autoriza a castração de cães e gatos pertencentes a pessoas de baixa renda.

É mais um passo importante, pois, assim que controlar os que estão na rua, esses outros começarão a ser atendidos.

Hoje a unidade conta com 40 animais, alguns castrados, cuidados e prontos para adoção.

O lugar é limpo e muito bem cuidado, pronto para receber aqueles que gostam de animais e que possam, quem sabe, adotar algum.

O município tem 4 veterinários credenciados que farão as castrações para que em um futuro próximo estejamos com controle dessa população.

Quanto à comunidade de gatos, é um processo que exige liberação, já que é impossível colocá-los junto aos cães.

Será necessária a construção de um gatil, para que os animais possam receber todos os cuidados necessários.

O veterinário Lucas Pissoni dá algumas dicas para que a nossa população ajude a controlar a população de cães, entre elas manter os animais particulares dentro das residências, usar coleiras ao sair na rua e, a melhor de todas, ADOTAR UM ANIMAL AMIGO.