COMITIVA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO PARA MELHORIA DAS COBERTURAS VACINAIS

Publicado em: 17/11/2022 14:19 | Fonte/Agência: Secom

Aconteceu nos dias 09 e 10 de novembro, na Superintendência Regional de Saúde em Uberaba, a " Oficina Regional-Melhoria das Coberturas Vacinais". O objetivo da oficina é aperfeiçoar estratégias para aumentar a cobertura vacinal em crianças menores de dois anos na Macrorregião Triângulo Sul. A comitiva Itapagipense, composta pela Secretária Maria Elizia e pelas colaboradoras Nayara, Evelin, Michele e Vânia, participou da Oficina, que teve como eixos temáticos Gestão de Pessoas, Comunicação Social e Vacinação, Parcerias Estratégicas, Infraestrutura e Logística e Articulação Gestora. Além do aprendizado, a equipe de saúde apresentou dois projetos como "Experiência de Sucesso": Saúde nos Bairros, que transformou um castra móvel inoperante em unidade móvel de saúde, que, além de levar medicamentos a todos os bairros, completou os cartões de vacina daqueles com vacinas em atraso. E o projeto" Saúde para Todos", uma parceria da Secretaria de Saúde com a Escola Alonso de Morais Andrade, que, em apenas 1 dia, possibilitou a aplicação de 1366 doses de vários tipos de vacina. Dois projetos referência que levaram o município a um salto de 135% no número de imunizados no segundo quadrimestre. No primeiro quadrimestre (Janeiro, Fevereiro, Março e Abril), o município aplicou 2335 doses de vacinas e no segundo quadrimestre (Maio, Junho, Julho e Agosto) saltou para 5497 doses. Entre os 27 municípios participantes da Oficina, foram escolhidas quatro cidades com projetos importantes para a imunização da população e Itapagipe estava entre as quatro. Ficou decidido que cada município terá um plano de ação, pois terão que atender alguns indicadores.