PROFISSIONAIS DA SAÚDE ORIENTAM A POPULAÇÃO SOBRE PROTOCOLOS DE ATENDIMENTOS

 

Publicado em: 13/07/2022 13:05 | Fonte/Agência: Secom

Whatsapp

 

PROFISSIONAIS DA SAÚDE ORIENTAM A POPULAÇÃO SOBRE PROTOCOLOS DE ATENDIMENTOS

PROFISSIONAIS DA SAÚDE ORIENTAM A POPULAÇÃO SOBRE PROTOCOLOS DE ATENDIMENTOS

Além da grande demanda com a pandemia da Covid-19 desde o início do ano, e agora com a chegada do inverno, quando as doenças respiratórias como gripe e resfriados aumentam substancialmente, as unidades de saúde e seus profissionais têm se desdobrado para que toda a população seja atendida com o maior profissionalismo possível. Pensando nisso, a responsável técnica pela UPA, Iamara Domingez , o enfermeiro Vinicíus e a assistente kelly estiveram hoje, 12 de julho, no Jornal da Itanews FM, para esclarecimentos importantes à população sobre atendimentos e fluxograma dos atendimentos hospitalares no município. Em dezembro de 2021, tivemos 2.323 atendimentos na UPA, no mês de maio de 2022 foram feitos 4.131 atendimentos, revelando um aumento de 78%, no mês de junho, foram quase 4 mil atendimentos. Além disso, tivemos profissionais que enfrentaram doenças respiratórias e foram obrigadas a se ausentar do trabalho, o que mostra claramente as dificuldades enfrentadas pelo sistema. Iamara explicou o protocolo de Manchester (sistema de classificação e triagem de pacientes conforme o grau de urgência para atendimento), ferramenta indispensável em todas as unidades de saúde. Ressaltamos a importância da população seguir os seguintes passos: para curativos, medicações e outros casos menos complexos procurar os PSFs (Mardone, Edison, Nohad). Para emergências, procurar a UPA. Ao chegar à unidade, o paciente é atendido pelo enfermeiro que avalia seu quadro e faz uma checagem de sinais vitais, o que determina a categoria de risco conforme sua prioridade clínica, indicando o tempo de espera de acordo com a gravidade e a demanda da unidade no momento. Iamara informou ainda que na troca de plantão, realizada às 7 e 19 horas, pode ocorrer alguma demora nos atendimentos. A Secretaria de Saúde pede compreensão e colaboração de toda a população neste momento que enfrentamos, para que cada um receba o tratamento e orientações de acordo com a urgência e gravidade de cada caso.