SES e SRS realiza capacitação: Treinamento Integrado de Vigilância da Febre Amarela

 

Publicado em: 27/11/2025 11:57 | Fonte/Agência: Secom

Whatsapp

 

SES e SRS realiza capacitação: Treinamento Integrado de Vigilância da Febre Amarela

SES e SRS realiza capacitação: Treinamento Integrado de Vigilância da Febre Amarela

SES e SRS realiza capacitação: Treinamento Integrado de Vigilância da Febre Amarela

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) em parceria com a Secretaria Regional de Saúde de Uberaba,  promoveu, nos dias 13 e 14 de novembro, na ABCZ em Uberaba, uma capacitação voltada ao Treinamento Integrado de Vigilância da Febre Amarela, com o objetivo de fortalecer a preparação das equipes de saúde diante de possíveis casos e surtos da doença. 

O encontro reuniu profissionais das áreas de vigilância em saúde, vigilância epidemiológica, vigilância ambiental, agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de combate a endemias (ACE), laboratórios, controle de vetores, imunização e atenção primária, garantindo uma atuação conjunta, articulada e eficiente.

Entre os 28 municípios participantes, apenas seis apresentaram experiências bem-sucedidas na vigilância de epizootias e Itapagipe se destacou em primeiro lugar, sendo reconhecida pelo desempenho exemplar. 

O município tem se evidenciado pela alta qualidade das ações de vigilância ativa e passiva das arboviroses, pela agilidade na notificação e investigação de casos e pela forte articulação entre equipes técnicas e comunidade local. 

Além disso, Itapagipe superou a meta de vacinação contra a febre amarela, alcançando mais de 100% da população-alvo, reforçando a proteção da população e contribuindo para a prevenção de surtos.

Durante a capacitação, foram abordados temas como:

* Epidemiologia da febre amarela;
* Identificação de casos suspeitos;
* Fluxos de notificação imediata;
* Procedimentos de investigação de campo;
* Técnicas de monitoramento do mosquito Aedes;
* Padrões laboratoriais para confirmação diagnóstica.

A coordenadora de Imunização e Epidemiologia apresentou detalhadamente o fluxo de notificação, reforçando a importância da comunicação imediata entre os serviços de saúde. 

Destacou que a rapidez na troca de informações é decisiva para evitar atrasos na resposta, além de ressaltar o papel fundamental da comunidade no reporte de epizootias, na identificação de situações suspeitas e na adesão às medidas preventivas.

Segundo a SES, iniciativas como esta capacitação fortalecem a capacidade de resposta dos municípios, contribuindo para uma vigilância mais eficiente, maior proteção da população e redução dos riscos epidemiológicos.

Representando Itapagipe, participaram do evento: Coordenadora pela Vigilância em Saúde Michelle Cristina Borges, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Vânia Dias de Oliveira, o coordenador da Vigilância Ambiental Paulo Vinícius de Vasconcelos, a coordenadora de Imunização Cláudia Costa e agentes de combate a endemias.

Prefeitura de Itapagipe – Fazendo Sempre Mais Por Você!


Imagens