Médicas e enfermeiras de Itapagipe participam de capacitação sobre arboviroses em Uberaba

 

Publicado em: 24/02/2025 15:21 | Fonte/Agência: Secom

Whatsapp

 

Médicas e enfermeiras de Itapagipe participam de capacitação sobre arboviroses em Uberaba

Médicas e enfermeiras de Itapagipe participam de capacitação sobre arboviroses em Uberaba

Médicas e enfermeiras de Itapagipe participam de capacitação sobre arboviroses em Uberaba

A Força Estadual do SUS de Minas Gerais promoveu, na última quinta-feira (20/02), uma capacitação para médicos e enfermeiros da Macrorregião de Saúde Triângulo Sul sobre o manejo clínico de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. 

O evento ocorreu no Senac Uberaba e contou com a participação das médicas Ana Clara Souto e Cristiane Oliveira, e as enfermeiras Iamara Santos Regina Domingues e Laura Silva representando Itapagipe.

A região enfrenta um aumento nos casos de dengue, com 3.126 confirmações e três óbitos, além da circulação do sorotipo 3, considerado altamente virulento. Também foram registrados nove casos de chikungunya.

Segundo Danielle Capistrano, coordenadora das arboviroses da SES-MG, é essencial integrar a assistência médica e a vigilância epidemiológica para evitar óbitos. 

Além disso, a população deve reforçar a eliminação de criadouros do Aedes aegypti, pois 80% dos focos ainda estão dentro das residências.

O Estado tem investido em tecnologias como drones para localizar focos do mosquito, descentralização da UBV, repasse de recursos e parcerias com o Programa Saúde na Escola. 

A infectologista Danielle Borges Maciel reforça a importância do combate ao vetor e da busca por atendimento médico imediato em caso de suspeita da doença. 

Com informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES)

Prefeitura de Itapagipe – Fazendo Sempre Mais Por Você!


Imagens