A tuberculose é uma doença infecciosa grave que afeta principalmente os pulmões, mas pode também comprometer outros órgãos, como ossos, rins e meninges.
A tuberculose é transmitida pelo ar quando uma pessoa tosse, espirra ou fala. A doença se manifesta por meio de tosse , por três semanas ou mais , febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.
No intuito de combater a tuberculose de forma eficaz, os profissionais da área de Vigilância Epidemiológica, Médicos , Enfermeiros, Coordenadores da Atenção Primária e Vigilância em Saúde de Itapagipe, participaram de um treinamento intensivo, realizado nos dias 11, 12 e 13 de junho, no Auditório da UFTM em Uberaba.
O treinamento abordou temas como: tuberculose pulmonar, realização de exames e testes rápidos para o diagnóstico precoce da doença, fatores de risco, formas de transmissão, estudos de casos, notificação, investigação, tratamento e o plano municipal de controle das doenças.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Itapagipe, quatro casos positivos de tuberculose foram registrados em 2024 até o momento.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vânia Dias, alerta para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para evitar a progressão da doença e a transmissão para outras pessoas.
Vânia Dias, destaca que o tratamento para tuberculose é gratuito e está disponível nas unidades de saúde do município.
A medicação é distribuída gratuitamente pelo SUS e o acompanhamento durante o tratamento é fundamental para o sucesso da cura.
A Prefeitura de Itapagipe reforça a importância da conscientização da população sobre a tuberculose e dos riscos da doença.
Através de campanhas informativas e ações educativas, o município busca prevenir novos casos e promover o diagnóstico e tratamento precoces.
Prefeitura de Itapagipe – Um Jeito Novo de Fazer Melhor!