Secretaria Municipal de Saúde promove dia D campanha de vacinação contra a poliomielite em Itapagipe
No último sábado, 8 de junho, 56 crianças menores de cinco anos foram imunizadas durante o Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite em Itapagipe.
A ação, promovida pela Prefeitura de Itapagipe por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ocorreu na Praça da Matriz das 8h às 12h.
Apesar dos esforços, a Secretária de Saúde, Maria Elizia Leonel Roldão, afirmou que a procura ficou abaixo do esperado.
A campanha tem como meta imunizar um total de 613 crianças entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade até o final da campanha, que se estende até o dia 14 de junho.
As vacinas estão disponíveis em todas as unidades do PSF das 07h às 17h, com horário estendido até as 19h no PSF Evandro Bertolino às terças-feiras.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa causada pelo poliovírus, que pode afetar crianças e adultos.
Em casos graves, pode levar à paralisia dos membros inferiores e até à morte. Desde 1994, o Brasil não registra casos da doença, mas a imunização continua fundamental para evitar seu retorno.
No Brasil, a vacina disponível para a prevenção da poliomielite é a VOP (vacina oral poliomielite).
Desde 2016, o esquema de vacinação inclui três doses da vacina injetável aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de duas doses de reforço com a vacina oral bivalente (popularmente conhecida como "gotinha"), que protegem contra os tipos 1 e 3 do vírus e ajudam a proteger a comunidade como um todo.
É essencial que todas as crianças menores de cinco anos sejam vacinadas para garantir a erradicação contínua da doença.
Prefeitura de Itapagipe, Um Jeito Novo de Fazer Melhor!