Na tarde desta segunda-feira (27), o prefeito Ricardo Garcia recebeu em seu gabinete o Grupo AMEI — Apoio as Mães Especiais de Itapagipe. O encontro teve como objetivo discutir ações para conscientização da comunidade em relação às pessoas com autismo e outras síndromes.
Durante a reunião, as mães integrantes do grupo apresentaram ao prefeito o trabalho que desenvolvem, que visa acolher e orientar outras mães que possuem filhos com necessidades especiais. Elas também reivindicaram a contratação de um profissional de neuropediatria para atender às demandas das crianças.
Além da contratação de um profissional de neuropediatra, o Grupo AMEI solicitou ao Prefeito a realização de campanhas de conscientização sobre o autismo e outras síndromes.
As campanhas podem incluir palestras, workshops, eventos e divulgação de materiais informativos.
O objetivo das campanhas é sensibilizar a população sobre as necessidades das pessoas com autismo e outras síndromes, além de combater o preconceito e a discriminação.
O prefeito Ricardo Garcia agradeceu a visita do grupo e destacou os investimentos da atual administração na área da educação especial. Ele ressaltou a implantação do Centro Multiprofissional, que oferece atendimento especializado para alunos da rede municipal, a contratação de 19 professores de apoio, e mencionou que a prefeitura já tem uma nova creche habilitada no FNDE — Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e que aguarda a seleção pelo PAC.
Ricardo Garcia também aproveitou a oportunidade para pedir desculpas por qualquer mal entendido que possa ter sido causado por declarações da Secretária de Educação aos pais e profissionais da educação.
Por fim, o prefeito se comprometeu a solicitar às pastas da Educação e da Saúde a promoção de ações de informação sobre inclusão educacional e social para profissionais do município e população em geral.
Ele também disse que irá trabalhar para desenvolver uma rede de apoio para os pais de alunos com necessidades especiais.
Prefeitura de Itapagipe, Um Jeito Novo de Fazer Melhor!