A APAE de Itapagipe inaugurou nesta sexta-feira, 24 de maio, uma sala dedicada a receber alunos que concluíram o Ensino

 

Publicado em: 27/05/2024 12:12 | Fonte/Agência: Secom

Whatsapp

 

A APAE de Itapagipe inaugurou nesta sexta-feira, 24 de maio, uma sala dedicada a receber alunos que concluíram o Ensino

A APAE de Itapagipe inaugurou nesta sexta-feira, 24 de maio, uma sala dedicada a receber alunos que concluíram o Ensino Médio

A APAE de Itapagipe inaugurou nesta sexta-feira, 24 de maio, uma sala dedicada a receber alunos que concluíram o Ensino Médio.

O projeto, idealizado pela professora Graciany Garcia, é denominado "Mãos que Acolhem Geórgia Garcia".

A iniciativa visa garantir a inclusão desses alunos em um ambiente onde possam desenvolver atividades laborais.

A idealizadora, Graciany Garcia, expressou sua emoção durante a inauguração.

"Estou muito feliz, muito emocionada com tudo que aconteceu aqui hoje. É um projeto muito importante que vai atender muitas pessoas que, após concluírem o ensino médio, estão ociosas em casa. As famílias, muitas vezes, não têm atividades diversificadas para oferecer diariamente. Pensando nisso, essa sala vai atender esse público com atividades laborais. Eles virão aqui para trabalhar, produzir e vender o fruto desse trabalho, sentindo-se úteis. Ofereceremos também aulas de hidroginástica, natação, musculação e outras atividades físicas, além de integração social nos projetos já desenvolvidos pela APAE,” explicou Graciany.

Graciany destacou a parceria com diversas entidades e empresas: "A Prefeitura é parceira e nos ofereceu todos os recursos humanos e materiais, a APAE forneceu a estrutura física, e contamos com o apoio de empresas parceiras como Sicoob, BB Alimentos, e Posto VIP, além da comunidade. A minha sobrinha, Geórgia, era uma menina de luz que inspira todos nós. Esse projeto, que leva o nome dela, tem tudo para dar certo. Sou grata a todos os envolvidos”, disse Graciany.

“A participação da comunidade é fundamental para o sucesso deste projeto. Nossa visão futura é que esta sala se torne uma empresa que não apenas acolha, mas também ofereça oportunidades de trabalho e retorno financeiro para essas famílias “, finalizou Graciany.

Durante a inauguração da sala "Mãos que Acolhem Geórgia Garcia", a mãe de Geórgia Garcia compartilhou sua emoção e gratidão pelo projeto que homenageia sua filha. Em suas palavras, ela destacou o impacto emocional e a importância da iniciativa.

"É uma emoção muito grande, independente do nome emprestado, independente de ser o nome de Geórgia Garcia, o projeto em si, a forma como ele levanta essa causa e a maneira como ele vai adiante é algo pioneiro que vai longe. Já fico emocionada só de pensar nisso. E eu, como mãe, imagina, sem a Geórgia, já é emocionante. Com o nome dela, que inspira tanto, uma ótima estudante, uma ótima menina que incentivava os alunos na APAE, maravilhosa em tudo, então a emoção é dobrada pelo projeto e pela homenagem.

Eu agradeço a todos de coração. Muito obrigada, prefeito Ricardo, à APAE, à minha irmã Graciany que desenhou o projeto e levou adiante. Muito obrigada mesmo, de coração a todos vocês,” agradeceu Flaviany.

Na inauguração da sala "Mãos que Acolhem Geórgia Garcia", a diretora da APAE, Rita Rodrigues, expressou seu agradecimento e felicidade pela realização do projeto, destacando a importância da inclusão e do apoio recebido.

"Primeiramente, eu quero agradecer, especialmente à Graciany, que idealizou este projeto. Já era um sonho de todos, mas foi ela quem seguiu em frente, não mediu esforços, pediu ajuda e patrocínios para que este projeto se tornasse realidade. Quero dizer que estou muito feliz em nome da APAE, da família APAEANA e de toda a equipe pedagógica”.

“Queremos agradecer e ressaltar que essa sala simboliza a inclusão. Junto com a educação especial e nossos alunos, trazemos socialização e melhorias na qualidade de vida, que é nossa missão na APAE. Esse projeto visa promover a vida dos alunos especiais, especialmente daqueles que já concluíram o ensino regular e agora farão parte do 'Mãos que Acolhem Geórgia Garcia'. Hoje, queremos apenas expressar nossa gratidão. Muito obrigado a todos que ajudaram e que ainda irão ajudar,” disse Rita.

Durante a inauguração da sala "Mãos que Acolhem Geórgia Garcia", o prefeito Ricardo Garcia ressaltou a importância do projeto realizado pela APAE, e destacou o compromisso da prefeitura com a inclusão social e educacional dos jovens.

"É com grande satisfação que participo da inauguração da sala 'Mãos que Acolhem Geórgia Garcia'. Este projeto, idealizado pela professora Graciany Garcia, é um exemplo de como devemos acolher e apoiar os jovens que, após concluírem o ensino médio, não encontram continuidade nos projetos educacionais oferecidos pelo Ministério da Educação e pelo Estado. Muitas vezes, esses jovens acabam voltando para suas casas sem uma ocupação escolar ou inclusão social”.

Ricardo lembrou quando o projeto foi apresentado.

“Quando a Graciany nos apresentou o projeto, imediatamente nos comprometemos em apoiar. A prefeitura se tornou parceira da APAE, fornecendo profissionais necessários para a implementação do projeto”.

A prefeitura é parceira da APAE, garantindo a otimização da merenda escolar com um cardápio nutritivo, transporte dos alunos e kits de materiais escolares, sempre comprometida em apoiar, pois, este projeto é pioneiro e teve seu pontapé inicial graças à colaboração entre a prefeitura e a APAE.

Além deste projeto, a prefeitura investe em iniciativas de inclusão social. Exemplo é a criação do Centro Multiprofissional para atendimento de crianças com espectro autista e outras necessidades especiais. Atendemos toda a rede com psicopedagogas, psicólogas, fonoaudióloga e assistentes sociais, investindo continuamente para garantir a inclusão social de todos os alunos.

O projeto "Mãos que Acolhem Geórgia Garcia" promete ser um marco na inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência em Itapagipe, proporcionando a esses jovens um espaço para ocupação, produção e integração social.

Na ocasião o prefeito anunciou recurso de R$50.000,00 reais através de subvenção para investimento na APAE.

Participaram da inauguração juntamente com o Prefeito Ricardo Garcia, os vereadores Anderson Luiz de Queiroz e Divino Omar Barbosa, secretários municipais, diretores escolares, pais e alunos da APAE, familiares da saudosa Geórgia Garcia e representantes do comércio local que apoiam o projeto.

Prefeitura de Itapagipe, Um Jeito Novo de Fazer Melhor!