Publicado em: 05/03/2024 14:37 | Fonte/Agência: Secom

A Aula Inaugural do Curso Técnico em Enfermagem, aconteceu nesta segunda-feira (04/03), na Escola Municipal Gil Brasileiro da Silva e marcou o início do Curso em Itapagipe.

Ao todo são 119 alunos matriculados, as aulas acontecerão no período noturno e terá a duração de 18 meses.

O curso tem como objetivo preparar os alunos para inserção no mercado de trabalho na área da saúde.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Ricardo Garcia, do vice-prefeito Cráides Teodoro, das secretárias municipais Lenira Carneiro (Educação) e Maria Elísia Leonel Roldão (Saúde), da diretora Julia Aleixa Queiroz.

Os diretores do Instituto Técnico Educacional Moriá, que realiza o curso, Társis de Paula Rodrigues e Amisadai de Paula Gonzaga, e a secretária Juliana Nunes também estavam presentes, além do médico pediatra Dr Renato Marques, que ministrou a aula.

O Curso Técnico em Enfermagem é ofertado gratuitamente aos alunos pelo Programa Trilhas do Futuro do Governo de Minas com parceria da Prefeitura de Itapagipe, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

A Secretária de Educação, enfatizou o esforço coletivo para trazer o curso educacional para Itapagipe.

“Nós temos que agarrar com toda força, porque não é todo o dia que temos um programa à altura do Trilha do Futuro batendo em nossa porta, então é com este sentimento de gratidão poder contribuir com cada um de vocês na realização deste sonho, de começar o Curso Técnico em Enfermagem”, destacou a secretária.

Maria Elísia, Secretária de Saúde enfatizou a importância do curso.

“O curso de técnico em enfermagem aqui no município é muito importante, tanto para o município quanto para os alunos que estão sendo beneficiados com esse curso técnico de enfermagem”, ressaltou a secretária.

O médico pediatra Dr. Renato Marques parabenizou os alunos por terem escolhido o curso técnico.

“Parabenizo aos alunos pela iniciativa de terem escolhido a arte de cuidar. A região avançará bastante neste setor”, disse.

O vice-prefeito Cráides Teodoro Andrade, falou de sua felicidade em poder contribuir com mais esta conquista para Itapagipe.

“A gente fica muito feliz em estar hoje nesta aula inaugural, sabendo que de uma forma, não pequena, mas no meu ponto de vista muito grande e a gestão municipal de Itapagipe alinhado com este programa estadual tenhamos a possibilidade de mudar a vida de todos vocês, que estão aqui e que através do curso técnico todos irão sair daqui com condições de exercer está profissão e trazer mais dignidade para dentro de casa”, enfatizou.

O prefeito Ricardo Garcia expressou a sua satisfação com o impacto dessa iniciativa.

“Nós estamos muito felizes em poder proporcionar este curso para a nossa população, um dos maiores desafios que nós tínhamos quando assumimos o governo realmente era buscar capacitação, mão de obra em todos os setores, desde o agronegócio, educação, saúde, então nós desde o primeiro buscamos ferramentas e ações para que pudesse levar um pouco de capacitação de mão de obra”, lembrou.

De acordo com o prefeito, foi um desafio grande trazer o curso para Itapagipe.

“O curso de Técnico de Enfermagem foi um divisor de águas para nós e Itapagipe é a primeira cidade do pontal a contar com o Curso Técnico de Enfermagem, então para nós foi um desafio e só quem estava na luta sabe como foi desafiador para trazer o Trilhas do Futuro para Itapagipe, a administração irá continuar na busca de trazer mais cursos para a nossa população”, explicou Ricardo.

Ricardo também ressaltou sobre a gratuidade do curso.

“O curso é totalmente gratuito pelo programa Trilhas do Futuro e irá preparar e qualificar a nossa população e ainda os alunos são estimulados, pois cada aluno que tiver suas frequências em dias receberá uma bonificação de 20 reais por aula, que ajudará na alimentação e despesas de transporte”, informou.

O prefeito agradeceu ao governador Romeu Zema e ao Deputado Estadual Bosco.

“Para nós é motivo de muita alegria trazer este curso através do Governo de Minas Gerais, do Governador Romeu Zema e Deputado Estadual Bosco, só tenho que agradecer, pois eles foram grandes parceiros nossos nesta conquista, quero aqui parabenizar a todos que estão iniciando este curso e que Deus abençoe a vida de cada um”, finalizou o prefeito.

Zilda Maria da Silva, uma das alunas, falou da expectativa em realizar o curso.

"Estou muito animada, pois já tive vontade de fazer este curso, mas eu não tinha concluído os estudos.

Era meu sonho em fazer o curso e agora estou tendo está oportunidade, acredito que o curso irá me beneficiar bastante no dia a dia, pois eu trabalho com crianças e até mesmo em casa com idoso, comentou.

Além de estar fazendo parte da turma do curso Técnico em Enfermagem, o aluno Felipe Leonardo diz estar emocionado com o curso.

“Gente é muito difícil de falar, para mim o curso é maravilhoso, pois o curso técnico de enfermagem é muito difícil, porém excessivo e como eu já trabalho na área como cuidador vai me beneficiar muito”, comentou.

As aulas serão ministradas pelos professores itapagipenses Agnaldo Agrelli, Evelin Amorim, Uglaidissom Ferreira Marques, Nayara Andrade, Vinicius Maia, Laura Silva e a coordenado pela enfermeira, Jussara Agrelli Ferreira.