ALERTA CONTRA A DENGUE
A Secretária de Saúde Maria Elísia, o Chefe da Vigilância Ambiental Paulo Vinicius e a Dra Naiara Barbosa estiveram no Jornal da Itanews FM, nesta quarta-feira (28/02), para alertar a população sobre a importância do combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegipty, transmissor da dengue, chikungunya, Zika e Febre Amarela.
Maria Elísia informou que os casos confirmados nesses primeiros dois meses do ano somam 5 confirmados e existem 108 notificações.
Paulo Vinicius alertou para a importância de lavar a vasilha de água para os animais de estimação que ficam no quintal e servem de criadouro para o mosquito da dengue. “É preciso lavar esfregando a bucha na beira da vasilha para eliminar os ovos do mosquito a cada 3 dias pois mais da metade dos focos estão nessas vasilhas”, contou.
A Dra Nayara Queiroz enfatizou que é preciso procurar uma unidade de saúde assim que surgirem os primeiros sintomas da dengue e jamais se automedicar pois tem remédios que podem piorar o estado de saúde do paciente.
Sobre o uso do Fumacê, a secretária de saúde disse que não se pode usar em excesso pois prejudica o meio ambiente e pode até afetar a saúde das pessoas. Ela destacou que o município tem o equipamento para aplicar o inseticida, mas que só usará caso haja elevação do registro de casos de dengue. Contou também que o abuso do Fumacê pode levar o mosquito da dengue a criar resistência ao produto.
Paulo Vinícios deixou a disposição da comunidade o seu whatsapp para denúncias de focos do mosquito da dengue que é: