Turismo

Córrego Lageado

Atualmente o Córrego Lageado está sob a Proteção Legal através da Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997 (Lei do uso da água); o Código das Águas, descrito no Decreto 24.643, de julho de 1934 e o Tombamento Municipal pelo Decreto de nº 140 de 21 de Dezembro de 2010, pelo seu valor histórico, paisagístico e ecológico.

Justifica-se o tombamento do “Córrego Lageado” pela importância dos recursos hídricos como forma de produzir o desenvolvimento regional, fundamentado nos princípios de uma racionalidade ambiental, urbana, cultural e histórica – resultantes de uma melhor qualidade do ar, do solo, das águas, para toda população do Município de Itapagipe. O mesmo fica localizado na parte central da cidade.

De caráter paisagístico e natural, o Córrego Lageado é descrito do ponto de vista fisiográfico e paisagístico. As águas correntes que brotam das fontes e as águas de chuva que escoam imediatamente vão se avolumando a medida que recebe novos cursos d’água. Desta forma, as nascentes do Córrego Lageado abrangem uma extensa região, cujas fontes naturais alimentam o seu canal de escoamento.

O canal do córrego e a sua direção de escoamento estão claramente relacionados ao processo de planejamento urbano do distrito sede do município de Itapagipe.

O Córrego do Lageado não tem nenhuma restrição quanto à visitação, exceto quanto ao lixo. Sua extensão é de 14 Km e aproximadamente 200 à 500 mt de altitude, seu clima é tropical/superúmido sem seca, sua vegetação é o cerrado. Na sua hidrografia faz parte da bacia do Rio Grande.

De caráter paisagístico e natural, o Córrego Lageado é descrito do ponto de vista fisiográfico e paisagístico. Iniciada em 1996, a revitalização do Conjunto Paisagístico do Córrego Lageado teve início com a construção dos interceptores de esgoto. A partir daí o Córrego tornou?se limpo e despoluído em seu perímetro urbano.

Já o projeto denominado “Reestruturação das margens do Córrego Lageado” realizado pela Prefeitura de Itapagipe e concluída em 27 de dezembro de 1997, procurou recuperar e despoluir ainda mais o Córrego Lageado, transformando a paisagem da cidade principalmente quanto ao paisagismo, acrescentando jardins, pequenos recantos bem arborizados e grandes áreas gramadas.

Esta obra proporcionou à população um corredor interativo nas margens do córrego, bem amplo e de livre circulação para pedestres, que o utilizam diariamente. Ligando todas estas áreas, há uma  Passarela, estruturada, com pequenas placas de concreto no piso térreo, postes de iluminação e bancos de praça, para que os caminhantes possam desfrutar das belezas naturais do lugar.

O trabalho também inclui a constante manutenção pela prefeitura deste sistema fluvial e paisagístico: Faz-se necessário ressaltar, ainda, a importância da Cachoeira do Lajão ao conjunto natural do Córrego Lageado pela importância da sua oxigenação nas águas do córrego.

Em seu Patrimônio Edificado uma manutenção preventiva é constantemente realizada para não comprometer a qualidade física do patrimônio edificado e não encarecer muito o custo de futuros reparos. Assim é feita periodicamente a limpeza nas Galerias de Água, evitando o acumulo de sedimentos, consequentemente o impedimento da passagem das águas. Verificação da constante fluidez dos líquidos nos PVs, realizada pela prefeitura, evitando entupimentos. Nas passarelas é feito o corte da grama e poda, e também é realizada a verificação das lâmpadas dos postes de iluminação, se estão queimadas ou não.

É o córrego que corta a cidade e deu origem ao seu nome. Lageado é referência às formações rochosas presentes ao longo de seu leito. Itapagipe é palavra de origem indígena e significa 'Pedra dura', em referência ao Lageado.

Localização