Itapagipe é reconhecido em evento em Belo Horizonte e Uberaba

Publicado em: 09/05/2024 14:01 | Fonte/Agência: Secom

Itapagipe é reconhecido em evento em Belo Horizonte e Uberaba

Itapagipe é reconhecido em evento em Belo Horizonte e Uberaba.

No dia 22 de abril a Secretária Municipal de Saúde Maria Elizia Leonel Roldão e a coordenadora de imunização e enfermeira Nayara Andrade, participaram em Belo Horizonte da cerimônia de entrega do selo de reconhecimento Bora Vacinar.

Foram 356 municípios mineiros que alcançaram ou se aproximaram das metas de vacinação instituídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 2023. Itapagipe recebeu o selo Prata.

A cerimônia foi realizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

A cerimônia, em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), reuniu prefeitos, secretários e servidores da Saúde, além de representantes de diversos órgãos das três esferas de governo.

Maria Elizia ressaltou a importância do reconhecimento, pois motiva ainda mais as equipes de saúde no desenvolvimento das ações de imunização.

Para ela , foi essencial ver Itapagipe ser agraciado com o selo prata do Bora Vacinar. “Certamente, este ano iremos conquistar o ouro. Estamos trabalhando incansavelmente para aumentar nosso índice de vacinação no município. Parabenizo toda a equipe de saúde do município envolvida nas ações de imunização”, ressaltou a secretária.

A enfermeira Nayara Andrade ressaltou a importância do estado em premiar os municípios pelo alcance das metas estabelecidas, enfatizando que isso é fundamental para alcançar resultados eficazes.

Ela destacou a dedicação da equipe e o empenho dos profissionais de saúde na promoção da imunização, enfatizando que é importante para proteger a saúde das pessoas e prevenir surtos de doenças infecciosas.

Nayara parabenizou a equipe de saúde e gestão pelo excelente trabalho realizado junto à população, sendo a razão dessa certificação que garante a proteção das crianças do município.

Com informações da COSEMS/MG

Uberaba:

Em evento realizado pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) em Uberaba, nos dias 2 e 3 de maio, Itapagipe juntamente com Planura foi reconhecido como a melhor vigilância e respostas a epizootia.

Itapagipe foi representada pela coordenadora de Imunização, Nayara Andrade, e pelas enfermeiras

Claudia Costa, lolanda Cristina e pelo enfermeiro Aguinaldo Agreli.

Durante esses dois dias foi realizado o treinamento teórico e prático em Rotinas de Imunização e Rede de Frio, que é o 3º módulo de Treinamentos em Rotinas e Processos de Trabalho em Vigilância Epidemiológica.

A capacitação ocorreu no Auditório da Prefeitura Municipal de Uberaba, com a presença de coordenadores municipais de vigilância epidemiológica, imunização e atenção primária, além de vacinadores de todo o território do Triângulo Sul.

O treinamento foi finalizado com uma premiação, que contemplou, além das maiores coberturas vacinais da região em 2023 e 2024 (até o momento), os municípios com melhor vigilância e respostas a epizootias, pontualidade e organização na retirada de vacinas da rede de frio, destaque na realização do microplanejamento e melhores resultados nos indicadores do monitoramento de estratégias para aumento de coberturas vacinais.

O personagem Zé Gotinha também esteve presente, alegrando e incentivando os presentes.

Com informações de Sara Braga - Fotos: Sara Braga