Publicado em: 17/08/2018 14:00 | Fonte/Agência: Da Secom

DÍVIDA DO ESTADO ULTRAPASSA 2 MILHÕES E 500 MIL COM ITAPAGIPE

A Prefeitura de Itapagipe aderiu ao protesto contra o Governo de Minas e vai paralisar seus serviços públicos dia 21 de agosto (terça-feira). Prefeita Benice divulga Carta Aberta à População detalhando o porquê da manifestação, veja:

CARTA ABERTA A POPULAÇÃO DE ITAPAGIPE

SOBRE A RETENÇÃO DOS REPASSES CONSTITUCIONAIS POR PARTE DO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.

Nesse momento estamos todos sendo afetados pelo CONFISCO dos recursos de ICMS e IPVA, referentes ao FUNDEB e dos repasses em atraso do Transporte Escolar, Saúde e Assistência Social por parte do Governo do Estado, que já ultrapassa a cifra dos Milhões de Reais, inviabilizando as Administrações Municipais.

No Palácio da Liberdade o Governador pessoalmente se comprometeu a pagar de maneira integral os recursos referentes ao FUNDEB, na primeira semana do mês de agosto, bem como garantiu que seriam pagas mais duas parcelas do transporte escolar.

Assim, após os nossos esforços de diálogo com o Governo se restar infrutíferos, comunicamos a nossa população que buscamos um BASTA, se o Governo não pagar o Município vai parar.

No dia 21 de Agosto , não haverá expediente em várias Prefeituras do Estado de Minas Gerais, bem como na Prefeitura Municipal de Itapagipe, funcionará apenas a UPA24 horas (Unidade de Pronto Atendimento – 24 horas), conforme disposto no Decreto Municipal nº.  703 de 15 de agosto de 2018, a Prefeita de Itapagipe, juntamente com os demais Prefeitos estará reunida na Cidade Administrativa, para discutir a nossa situação e decidir de maneira regionalizada quais medidas serão tomadas para evitar o colapso social e econômico do nosso Estado.

Manifestamos a nossa profunda tristeza por sermos obrigados a tomar essa atitude e por outras que poderão vir a ser tomadas, mas nesse momento não nos resta outro caminho, por isso convocamos os mineiros e principalmente os Itapagipenses a juntar-se a nós nessa luta, que não é dos Prefeitos, mas de todos.

“BASTA! CHEGA DE CONFISCO! SE O ESTADO NÃO PAGAR, AS PREFEITURAS VÃO PARAR”.

Para contextualizar, a dívida do Governo Estadual com o Município de Itapagipe atualmente é de R$ 2.562.487,69 (DOIS MILHÕES, QUINHENTOS E SESSENTA E DOIS MIL, QUATROCENTOS E OITENTA E SETE REAIS E SESSENTA E NOVE CENTAVOS), referente a recursos para SAÚDE, EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL e outros.

BENICE NERY MAIA

Prefeita de Itapagipe