Durante o mês alusivo ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Publicado em: 27/03/2024 16:50 | Fonte/Agência: Secom

Durante o mês alusivo ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Durante o mês alusivo ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Prefeitura de Itapagipe, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo ações específicas para divulgar a campanha de conscientização contra a Tuberculose no município.

No dia 26 de março, foi realizado uma visita no Sistema Prisional de Itapagipe.

Durante a visita a Dra. Anisley Pérez Rodrigues, acompanhada da enfermeira Dayane Resende e da Agente Comunitária de Saúde Helenice Rodrigues, compartilharam informações essenciais sobre o tema com os detentos.

Em sua palestra, os detentos foram orientados sobre as medidas preventivas que cada um pode adotar para proteger-se contra a tuberculose.

Já no dia 27 de março, a Dra. Jacqueline Tosta Marques e a Agente Comunitária de Saúde Carla Ferreira, esteve no rádio compartilhando informações sobre a tuberculose, conscientizando a população de que a doença tem cura e enfatizando a importância da prevenção como a melhor forma de combate.

A médica informou que ao procurar atendimento para suspeita de tuberculose, a pessoa passará por um exame para detectar a doença e, se confirmada, será instituído o tratamento adequado, que inclui tomar medicação oral.

Esse tratamento é geralmente longo, com duração de cerca de 6 meses, mas quando seguido corretamente, oferece uma chance de cura de 100%.

É importante ressaltar que o tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Carla Ferreira destacou a importância do trabalho realizado pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) nas visitas domiciliares e na orientação sobre o tratamento de pacientes diagnosticados com doenças.

Ela ressaltou que essas profissionais desempenham um papel fundamental na prevenção de doenças dentro das comunidade .

Prefeitura de Itapagipe, Um Jeito Novo de Fazer Melhor!