Publicado em: 19/03/2024 14:09 | Fonte/Agência: Secom

No dia 14 de março, foi realizado a primeira sensibilização do 1° dia “S” contra o Sarampo em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Centro Municipal de Atendimento Médico Sr. Sebastião de Castro Nunes.

A ação surgiu da Resolução Tripartite, com a participação do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e as Secretarias Municipais de Minas Gerais, que definiram o período entre 14 de fevereiro a 24 de março para a realização de ações de busca ativa de casos suspeitos de sarampo e rubéola.

O dia 14 de março, ficou definido como o dia nacional de mobilização contra o Sarampo pelo Ministério da Saúde.

A busca ativa foi conduzida pelas equipes da Atenção Primária do município com a participação das Técnicas.

As Agentes Comunitárias de Saúde tiveram um desempenho fundamental, realizando buscas ativas em todas as suas micro áreas, fornecendo orientações em como detectar os sintomas das doenças.

Essa medida visa garantir que todos tenham acesso às vacinas e estejam protegidos contra doenças transmissíveis.

Durante as visitas, as Agentes de Saúde verificaram atentamente os cartões de vacinação dos moradores, especialmente os referentes à Tríplice Viral, que oferece proteção contra o vírus da rubéola, sarampo e caxumba.

A estratégia de busca ativa é fundamental para detectar casos suspeitos que podem não ter sido identificados durante os atendimentos de saúde regulares, permitindo ações de controle da doença na comunidade, como o bloqueio vacinal.

Durante os dias úteis, as pessoas foram orientadas a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para receber orientações sobre imunização e atualização do cartão de vacinação, caso necessário.

Essa iniciativa foi reforçada devido ao cenário de epidemia de dengue no Estado.

O objetivo é consolidar evidências da não circulação dos vírus dessas duas doenças, uma vez que, devido à semelhança de alguns sintomas, muitos casos podem ser confundidos.

O sarampo e a rubéola são doenças virais altamente contagiosas e podem ser prevenidas por meio da vacinação.

O sarampo é considerado uma doença infecciosa grave que pode levar à morte.