SECRETARIA DE SAÚDE ENVOLVE COMUNIDADE NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI

Publicado em: 01/03/2024 13:38 | Fonte/Agência: Secom

SECRETARIA DE SAÚDE ENVOLVE COMUNIDADE NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI

Com o aumento significativo da incidência de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti no Estado de Minas Gerais, o governador do Estado decretou situação de emergência em 26 de janeiro.

Diante da situação preocupante em toda a nossa região, a Secretaria Municipal de Saúde agiu rapidamente e envolveu toda a comunidade na luta contra o mosquito.

A primeira reunião foi na Secretaria de Saúde, com vários setores da sociedade, para traçar metas de combate.

A primeira ação ocorreu de 29 de janeiro a 02 de fevereiro, com o mutirão de limpeza realizado pelos colaboradores da Vigilância Ambiental, das Agentes de Saúde e dos colaboradores do almoxarifado.

O trabalho foi bem-sucedido, pois, além de conscientizar os moradores sobre os cuidados contra o mosquito, houve a coleta de 15 caminhões de entulhos na cidade e 1 na Vila Coqueiros e na Serra da Moeda.

Em 21 de fevereiro, foi realizada uma palestra na Usina BP-Bunge com orientações para a eliminação dos focos, uma demonstração da situação epidemiológica do município e um trabalho de campo onde os ACE (Agentes de Combate a Endemias) orientaram os colaboradores daquela unidade.

No dia 22 de fevereiro, os agentes visitaram o Centro de Eventos, onde acontece o programa Jovens do Futuro e durante uma palestra e apresentação de slides, os jovens aprenderam sobre a relevância de combater o mosquito.

Em 24 de fevereiro, a secretaria promoveu o dia D de combate ao mosquito, realizando uma blitz no centro da cidade, com panfletos, adesivação de veículos e muita orientação quanto aos cuidados a serem tomados.

A mobilização lotou a Praça da Matriz com gincanas, brincadeiras, algodão-doce, pipocas, e participação de alunos das escolas do município, pais, colaboradores da Secretaria de Saúde, Guarda Mirim, Jovens do Futuro, ACE, ACS, Polícia Militar e a participação efetiva do Sicoob com doação de brindes e tendas.

A Cobb-Vantress, no dia 26 de fevereiro, durante o seu DDS (Diálogo Diário de Segurança), através do técnico em segurança Arnaldo, deu orientações, distribuiu panfletos e fixou cartazes com os cuidados contra o mosquito.

Fechando o mês, a secretária Maria Elizia, o Coordenador da Vigilância Paulo e a Dra. Nayara estiveram no jornal da Itanews FM, onde reafirmaram todas as ações desenvolvidas e conclamaram toda a população para juntos combaterem o Aedes aegypti.

Foi um fevereiro de muita ação da Secretaria de Saúde contra o Aedes aegypti, envolvendo todos os moradores, a Comunidade Escolar, as Usina BP-Bunge, , Polícia MIlitar, Guarda Mirim, Jovens do Futuro, Sicoob e Cobb-Vantress.

A Secretaria de Saúde agradece todos os envolvidos pelo sucesso das ações, pois até 28 de fevereiro, o município teve 108 notificações e apenas 6 casos de dengue. É importante continuarmos na luta!